facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 6 de junho de 2016

CARTA DE APRESENTAÇÃO - MODELO



A carta de apresentação é um item obrigatório caso pretenda destacar-se dos restantes candidatos. Através deste documento, é possível que o recrutador conheça um pouco mais sobre a sua personalidade e tenha interesse em conhecê-lo pessoalmente.

A carta deverá ser breve e persuasiva, explicando o que pode fazer pela empresa e não o que faz. De forma concisa, utilize métricas, tal como percentagens (%) e valores (€), para atrair a atenção do empregador.


Para o ajudar, a Alerta Emprego elaborou um modelo de Carta de Apresentação simples, visualmente chamativo e de fácil adaptação.

Tenha em atenção que é apenas um modelo/template. Aproveite-o como base de formatação e organização, mas deve adaptá-lo ao seu perfil e também à vaga/função a qual se candidata.

O que consta no Modelo de Carta de Apresentação do Alerta Emprego:

Destinatário
Opte por começar a carta com: Caro(a) Senhor(a) , Exmos.Senhores, Nome do Recrutador e cargo ou enderece “Ao Departamento de Recursos Humanos”.
Procure na internet o nome do responsável pelo processo de recrutamento e direcione a carta para este profissional. Em último caso, direccione a carta aos cuidados do Departamento de Recursos Humanos da empresa.

Primeiro Parágrafo
Envolva o recrutador logo na primeira frase. Utilize uma pergunta que vá ao encontro das necessidades da empresa e que possa tê-lo a si como solução. Outra opção é afirmar um facto interessante que esteja relacionado com a organização e com o que esta precisa, mostrando que está atento e interessado em fazer parte da equipa.
Segundo Parágrafo
Visto que já mencionou, no parágrafo anterior, as necessidades ou o problema que a empresa tem, mostre como pode ser a resposta. Faça uma frase curta e utilize tópicos (entre dois a três) que apresentem dados que reforcem o seu potencial.

Terceiro Parágrafo
Aproveite para resumir: problema + solução + um breve parágrafo sobre o que você faz.

Quarto Parágrafo
Finalize a carta com um apelo por um contacto por parte do entrevistador. Pode indicar seu telefone, link para seu perfil no LinkedIn ou, ainda, direcioná-los para o seu currículo online.

Lembre-se! Não quer que os recrutadores fiquem apenas na leitura da sua carta de apresentação. O seu objetivo é que a sua carta faça com que se sintam “forçados” e motivados a tomar o próximo passo.

Encerramento
Agradecimento e assinatura. Vale a pena referir que, para as cartas enviadas pelo correio, é recomendado evitar cartas escritas à mão, do mesmo modo que deve evitar enviar cópias.

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us